top of page

Mulheres admiráveis

Dia Internacional da Mulher - 8 de março, tem sua história marcada no ano de 1857, quando as operárias de uma fábrica têxtil de New York reivindicavam direitos trabalhistas e foram vítimas de um incêndio. Desde então, as mulheres lutam por igualdade de direitos em todas os setores: políticos, econômicos, sociais e culturais.

Com o passar dos anos, as mulheres foram conquistando seu espaço, porém ainda há muita violência e preconceito com relação ao seu papel social. Falta informação e políticas públicas para estimular o seu amor próprio e sua auto estima.

Por muitos anos, a mulher foi tratada como objeto e propriedade do homem.

No Brasil, somente em 1988, a Constituição Democrática de Direito confirmou que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

Porém, as mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho em inúmeras profissões. São detalhistas, eficientes, comunicativas e excelentes gestoras. Na arquitetura, a sensibilidade da mulher e o seu olhar trazem grandes contribuições aos projetos.

Escolhi algumas mulheres de fibra que admiro e que me inspiram na área de arquitetura:

Lina Bo Bardi (1914 - 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Projetos: Sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Sesc Pompéia, Casa de Vidro, entre outros;

Zaha Hadid (62 anos) foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Pritzker de Arquitetura. Obras de destaque: Vitra Fire Station (1993 - Alemanha - foto), Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998 - EUA), o Terminal Hoenheim-North & Estacionamento (2001 - França), Bergisel Ski Jump (2002 - Áustria) e o instituto cultural Heydar Aliyev Center (Baku - Azerbaijão).

Jeanne Gang, sempre explora o uso de novos materiais, tecnologia e sustentabilidade. Um dos seus trabalhos mais importantes foi o Aqua Tower, em Chicago. É diretora e fundadora da Gang Architects Studio - Chicago (EUA).

Além dessas grandes mulheres, destaco também:

Angela Merkel - cientista e política alemã, desde 2005 chefe de governo de seu país e líder do partido União Democrata-Cristã;

Michele Obama - advogada e escritora, esposa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a primeira afro-descendente a ocupar o posto de primeira dama;

Oprah Winfrey – apresentadora de grande sucesso e empresária;

Christine Lagarde – advogada e política francesa filiada ao partido UMP, atual Diretora-Gerente do Fundo Monetário Internacional - FMI, primeira mulher a ocupar o cargo

E você, quem você adimira e por quê?

A luta tem que continuar!!!

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page