top of page

O respeito nas cidades...

Hoje tive a oportunidade de assistir a palestra do Dr. Adam Kaasa do Royal College of Art e tive a grata surpresa de conhecer um projeto que busca repensar e construir novas relações comunitárias / urbanas, espaços e organizações no mundo todo, onde haja RESPEITO dentro do contexto da superdiversidade da metrópole do século 21.

Foi, então, apresentado o projeto “Designing Politcs”:

Uma série de desafios de design organizada pela Theatrum Mundi anualmente. Esses desafios propostos estimulam a pensar questões críticas relacionadas à política e à cultura urbana. O desafio mais recente discute o RESPEITO e aconteceu no Rio de Janeiro, em junho de 2016.

Nos últimos 03 meses, artistas em geral, arquitetos, urbanistas foram convocados para identificar quais são os problemas do Rio de Janeiro e desenvolver projetos que propusessem ações de RESPEITO na cidade.

De 63 projetos, foram selecionados 10 que participarão da mostra “Designing Respect” no lounge do Museu do Amanhã de 04 a 23 de outubro.

Para pensar:

"A falta de respeito, embora pareça menos agressiva do que um insulto manifestado, pode assumir formas igualmente ofensivas. Insultos não são desferidos à outra pessoa, porém, tampouco se confere a ela qualquer reconhecimento. A pessoa em questão não é vista – como um ser humano pleno, cuja presença tem valor.

Quando uma sociedade trata a sua massa populacional desta forma, concedendo reconhecimento apenas a um seleto grupo de privilegiados, gera escassez de respeito, como se esta preciosa substância não estivesse disponível em quantidades suficientes para todos. Assim como na maioria dos casos de fome, essa escassez é produzida pelo homem; mas ao contrário dos alimentos, o respeito não custa nada. Então o que justifica tal escassez?”

Richard Sennett,

Respeito: A Formação do Caráter em um Mundo Desigual

Para mais informações: http://www.designingpolitics.org/

fotos: projetos do site

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page